O Dia Mundial da Hipertensão Arterial, lembrado no dia 17 de maio de cada ano, tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre a pressão alta em todas as populações ao redor do mundo.
A pressão arterial elevada é o principal fator de risco para Acidente Vascular Cerebral (AVC), quadros cardíacos agudos e outras complicações cardiovasculares, provocando a morte de mais de dez milhões de pessoas a cada ano, desnecessariamente, pois, apenas a metade das pessoas com pressão alta, sabe disso.
Conheça os principais sintomas:
Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante a medida regular da pressão arterial.
A hipertensão pode trazer complicações graves como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando sua insuficiência a também arritmias cardíacas. O tratamento de hipertensão de forma contínua melhora qualidade e expectativa de vida.
Para prevenir e manter o controle, é recomendado que você:
- Mantenha o peso adequado – mude hábitos alimentares;
- Não abuse do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- Pratique atividade física regular;
- Aproveite momentos de lazer;
- Abandone o fumo;
- Modere o consumo de álcool;
- Evite alimentos processados;
- Faça avaliação médica anual.
A pós-graduação em Endocrinologia das Faculdades BWS, alia atividades teóricas e atividades práticas em ambulatório próprios, sempre com supervisão dos preceptores, para discussão dos casos e casos clínicos.
Faculdades BWS