Revista Romano
Os cuidados com a alimentação fazem parte de uma vida com mais qualidade
A maioria dos homens responderia à pergunta acima negativamente, mas em tempos de metrossexuais e uberssexuais é difícil afirmar ou negar. A verdade é que a cada ano mais homens têm procurado clínicas, endocrinologistas e receitas milagrosas para acabar com os quilos a mais, principalmente na barriga, a grande vilã da história.
‘’A cada dia que passa, os homens se tornam mais vaidosos e preocupados com a obesidade e tomando cuidados com a beleza e a estética’’, afirma a médica, formada pela Universidade de São Paulo-USP e pós-graduada em Medicina Estética, Célia Bheatriz David, também diretora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.
Walter Ribeiro é um deles. Carioca que mora em São Paulo há 16 anos, o comissário de bordo passa atualmente por tratamentos estéticos como a lipoescultura, um tipo de lipo sem cânulas e sem perfuração, e dieta. ‘’Sou muito vaidoso, sempre fui. Acho que devemos ter direitos iguais aos das mulheres’’. Diferentemente do motivo que levou Walter a procurar a dieta, o ator Leonardo Medeiros, que atuou no filme Cabra-Cega, encarou uma dieta para eliminar peso para compor um personagem. O ator teve que emagrecer oito quilos em um mês e meio. Para a redução de peso, uma dieta especial foi preparada para que o seu corpo não ficasse fraco e sim magro.
O endocrinologista Wilmar Jorge Accursio, formado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e especialista em Endocrinologia e Nutrologia, acredita que o primeiro motivo para o homem procurar uma dieta é querer entrar em forma. ‘’A motivação primordial é a autoestima, principalmente no que se refere ao relacionamento com o sexo feminino’’.
Os homens estão perdendo a vergonha de dizer que querem se cuidar para ficarem mais bonitos e atraentes, além disso, num mercado de trabalho tão competitivo, a aparência pode ser um fator de desempate na evolução profissional.