Revista Máxima – Junho de 2011
Dieta
Que tal uma dieta que afina a silhueta e mantém você bem distante de uma série de doenças? Aproveite já nosso plano baseado em nove princípios da saúde e da reeducação alimentar
Não caia nessa de fazer qualquer dieta em nome do corpo enxuto. É preciso controlar o peso, sim, mas sem comprometer a saúde. Este plano de emagrecimento, assim como todos os que MÁXIMA propõe, tem um cardápio balanceado que garante cintura fina sem arriscar o bom funcionamento do seu organismo. O diferencial está em nove princípios de nutrição que aumentam a longevidade e que você deve ter em mente antes de iniciar o programa. Após uma semana seguindo-os à risca, você elimina até 4 kg e ganha vários benefícios para o corpo. Nossas leitoras testaram, aprovaram e ficaram muito mais bonitas e saudáveis. Pronta para aderir? Então comece assimilando essas regras…
Regra 1- Coma pouco
Por que Prolonga a vida
Previne Diabetes, colesterol alto e doenças cardiovasculares, males associados ao excesso de gordura.
Atuação: ‘’Ingerir por muitos anos menos alimentos do que você comeria normalmente é a única estratégia com comprovação científica para aumentar a longevidade’’, afirma Wilmar Accursio (SP), endocrinologista e nutrólogo, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento. Uma sugestão é, após chegar ao seu peso ideal, escolher um dia da semana para consumir somente 25% da média de calorias ingeridas nos outros dias.
Regra 2 – Reduza o sal
Por que: Conserva a silhueta livre de inchaços
Previne: Pressão alta.
Atuação: ‘’A maioria dos brasileiros ingere mais sal do que o necessário. Isso, associado à vida sedentária e ao estresse ambiental, aumenta a chance de desenvolver hipertensão’’, observa Accursio. A dica é preparar refeições em que se tem a sensação de que falta sal – inclusive na salada.
Regra 3 – Faça pequenas refeições em vários momentos do dia
Por que: Emagrece e ajuda a não voltar a engordar.
Previne: Compulsão alimentar provocada por longos períodos em jejum. E os demais males que vêm a reboque do excesso de peso, como colesterol alto e doenças cardíacas.
Atuação: Comer pouco já é o melhor caminho para afinar. Se, além disso, você fizer as refeições fracionadas, estará acionando seu mecanismo de saciedade e acelerando o metabolismo. ‘’Quanto mais tempo você ficar sem comer, maior a quantidade de cortisol (hormônio do stress) liberado, o que aumenta o tecido adiposo na área abdominal’’, salienta Fernanda Granja, nutricionista clínica especializada em nutrição funcional (SP).
Regra 4 – Monte um prato bem colorido
Por que: Emagrece e mantém você completamente saudável.
Previne: Doenças neurológicas, cardiovasculares, intestinais, gástricas, circulatórias e vasculares, além de osteoporose e câncer.
Atuação: As vitaminas e os minerais, encontrados em frutas e hortaliças, estão envolvidos em todos os processos bioquímicos do nosso corpo: renovação celular, construção de tecidos e eliminação de toxinas. ‘’As vitaminas do complexo B, por exemplo, auxiliam na desintoxicação do fígado’’, explica Cláudia Torquato, farmacêutica e nutricionista, diretora técnica da Oligoflora (SP). ‘’Os nutrientes são essenciais para o funcionamento do metabolismo celular, o que acaba afastando doenças. Nada melhor do que comer um bom prato de folhas com legumes e uma fruta de sobremesa’’, completa Fernanda.
Regra 5 – Evite gorduras e açúcares
Por que: Ajuda a combater o aparecimento ou a piora da celulite.
Previne: Colesterol e triglicérides alto, doenças do coração.
Atuação: Açúcares de absorção rápida (branco, mascavo, mel) e gorduras saturadas (de origem animal, como leite de vaca) favorecem o acúmulo de adiposidade logo abaixo da pele, provocando celulite. Essa gordura também eleva o colesterol, que pode desencadear enfermidades cardíacas. O ideal é ingerir as insaturadas, de origem vegetal (linhaça, azeite, abacate, castanhas e nozes), boas para a saúde.
Regra 6 – Coma muitas fibras
Por que: Auxilia na pera de peso e no funcionamento do intestino.
Previne: Diabetes, colesterol, triglicérides alto, prisão de ventre e câncer de intestino.
Atuação: ‘’As fibras ajudam o trânsito intestinal, fazendo com que a evacuação seja diária; dessa forma, preserva-se a eficiência da parede do intestino como área de absorção de nutrientes e barreira para entrada de toxinas, que poderiam causar doenças’’, diz Wilmar Accursio.
Mais: as fibras colaboram na perda de peso porque o intestino, trabalhado perfeitamente, absorve parte das gorduras e dos açúcares ingeridos.
Regra 7 – Consuma vitaminas C e E
Por que: Prolonga a juventude.
Previne: Envelhecimento precoce, problemas cardiovasculares e câncer.
Atuação: Essas vitaminas são antioxidantes e evitam a degeneração das células – uma vez danificadas, o sistema imunológico enfraquece. Portanto, encha o prato de frutas e vegetais, de preferência crus.
Vitamina C: goiaba, melão, laranja, mamão, morango, pimentão, couve-de-bruxelas, tomate, brócolis, couve-flor, ervilha verde e couve.
Vitamina E: óleos de gérmen de trigo, soja, milho, girassol, gergelin e amendoim, semente de girassol, gérmen de trigo, nozes, amêndoas, avelã, soja seca, castanha de caju, amendoim e castanha do Pará.
Regra 8 – Aumente a ingestão de peixe e linhaça
Por que: Deixa a pele mais bonita e ajuda a ter boa memória, além de diminuir stress e depressão.
Previne: Problemas no coração e neurológicos, como Alzheimer.
Atuação: O ômega 3, encontrado em peixes de água fria, como atum e salmão, e na linhaça, faz parte da estrutura das nossas células. ‘’Isso faz com que elas mantenham sua forma e a troca de nutrientes, fundamental para a integridade de todos os tecidos do corpo humano’’, destaca a farmacêutica Cláudia. O ideal é comer linhaça todos os dias e peixes duas vezes por semana.
Regra 9 – Prefira carboidratos complexos
Por que: Emagrece e diminui ou elimina a celulite.
Previne: Males cardiovasculares, candidíase, diabetes e acne.
Atuação: Os carboidratos complexos são aqueles que não passaram pelo processo de refinação e se encontram na sua forma original, ou seja, pães, bolos, biscoitos, macarrão e arroz feitos com farinha integral. ‘’Como são digeridos mais lentamente, vão para o sangue aos poucos, não ocasionando uma resposta insulínica muito rápida – o que é bom para controlar o diabetes em quem é portador da doença’’, diz Cláudia. Por aumentarem o metabolismo e a saciedade, também beneficiam a perda de peso e combatem celulite.