Faculdade Paulista de
Serviço Social
Educação a distância

Dúvidas e mais
INFORMAÇÕES

Entre em contato conosco através dos números abaixo ou do formulário ao lado.

    SERVIÇO SOCIAL ead 2022 | INformações

    Projeto Pedagógico

    O projeto pedagógico prioriza a área do conhecimento humano, tendo na questão social seu ponto fundamental e principal referência. Significa: O conteúdo programático desenvolvido, além de levar em conta o processo de globalização econômico, social e cultural, fornece ao futuro profissional, base sólida para uma reflexão critica, dando-lhe o instrumental que o capacita para a intervenção na realidade social.

    Seu projeto pedagógico compõem-se de:

    • Fundamentos filosóficos do Serviço Social
    • Teoria Sociológica
    • Psicologia Geral
    • Economia
    • Antropologia
    • Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social
    • Fundamentos da Pesquisa
    • Comunicação em Serviço Social
    • Classes e Movimentos Sociais
    • Ética em Serviço Social
    • Trabalho e Questão Social
    • Planejamento
    • Saúde Publica
    • Fundamentos da Prática Profissional
    • Teoria Política
    • Psicologia Social
    • Formação Social-Econômica e Pública Brasileira
    • Direito e Legislação Social
    • Gestão Social
    • Política Social
    • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

    Diferenciais da FAPSS – São Paulo

    • A mais tradicional faculdade de Serviço Social de São Paulo
    • 81 anos de tradição no Serviço Social
    • Professores que são Mestres e Doutores na área
    • Localização próxima ao metrô

    Horário das Aulas

    As aulas do curso ocorrem de segunda a sexta-feira, no período noturno, das 19h às 22h30.

    Local

    FAPSS – Campus Barra Funda – São Paulo

    Início da Turma

    1º semestre de 2022

    Pré Requisitos

    Ensino Médio Concluído

    Investimento

    Mensalidade de R$ 290,00

    Formas de Ingresso:

    • Nota do Enem ou
    • Análise do histórico do ensino médio ou equivalente ou
    • Redação virtual

    Edital da turma:

    TRANSFERÊNCIA DE OUTRA FACULDADE

    Solicite uma análise de grade curricular junto à nossa secretaria acadêmica e conheça os benefícios de estudar Serviço Social em uma faculdade tradicional e de excelência, reconhecida pelo mercado de trabalho.

    Você iniciou sua graduação em outra instituição e quer vir estudar na FAPSS?

    Para solicitar a análise curricular o candidato deve apresentar os seguintes documentos:
    • Histórico escolar atualizado (com aproveitamento) e,
    • Conteúdo programático das disciplinas cursadas.

    Os documentos acima devem ser enviados para o e-mail  [email protected] com o assunto: Transferência – análise curricular.

     

    Dúvidas gerais sobre transferências:

    • Secretaria Acadêmica da FAPSS
    • Telefone: 11-3667-6010
    • Atendimento de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h
     

    Processo seletivo - turma 2022:

    Formas de ingresso:

    • Nota do Enem ou
    • Análise do histórico do ensino médio ou equivalente ou
    • Redação virtual

    O QUE É SERVIÇO SOCIAL

    Podemos definir serviço social como uma profissão que possui caráter interventivo, e é baseada em instrumentos e métodos multidisciplinares das ciências sociais para realizar análises e propor adequações em diversas questões sociais de comunidades. O serviço social promove desenvolvimento, mudança e coesão social nas desigualdades que surgem em sociedade. 

    Durante o curso de Serviço Social o aluno tem contato com disciplinas das ciências sociais e humanas. Além disso, o conteúdo também abranges princípios de justiça social, direitos humanos, responsabilidade coletiva e respeito pela diversidade humana. Um profissional do Serviço Social relaciona-se com as pessoas e as estruturas sociais para responder aos desafios do cotidiano, visando à melhoria do bem-estar social. 

    Quem se forma em um curso de graduação a distância de Serviço Social é conhecido como assistente social. Este profissional é responsável pelo planejamento e execução de políticas públicas e programas sociais para promoção do bem-estar coletivo e integração do indivíduo na sociedade. O Assistente Social também pode atuar em questões de exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações de melhora das condições de vida dos indivíduos. É importante ressaltar que para exercer a profissão de forma regular é necessário obter o registro no Conselho Regional de Serviço Social. 

    Por fim, podemos afirmar que o assistente social pode atuar de forma direta em vários campos e instituições da sociedade, podendo desenvolver atividades em empresas privadas, órgãos públicos e organizações não governamentais, em áreas como: educação; saúde; gênero; família; trabalho; habitação; assistência; lazer; reabilitação; sistemas penitenciários e previdência social.

    É PRECISO TER CURSO SUPERIOR PARA TRABALHAR COMO ASSISTENTE SOCIAL?

    Sim, é necessário ser formado no Curso Assistente Social para trabalhar na área. Afinal, é durante os quatro anos da graduação que o profissional irá aprender sobre a sua função, ter acesso a muito conteúdo e ainda colocar em prática seus conhecimentos na hora de estagiar e realizar trabalhos.

    É bom lembrar que, nos dias de hoje, a atuação desses profissionais vem ganhando destaque em diversos setores. Afinal, sua missão é garantir que sejam cumpridos os direitos de todos os cidadãos, assim como, os seus deveres. Sendo assim, o mercado de trabalho está aquecido para essa área, com boas vagas disponíveis. Ou seja, mais um motivo para você apostar em um curso Assistente Social.

    Além disso, o profissional da área precisa ter um perfil específico. É necessário que ele tenha capacidade de analisar a realidade sociais e pensar em soluções para os problemas existentes no meio em que vive. Mas, essas habilidades também serão trabalhadas e desenvolvidas ao longo do curso assistente social.

    EXISTE CONCURSO PÚBLICO PARA ASSISTENTE SOCIAL?

    Se você além de se formar em Serviço Social pretende seguir carreira como servidor público, pode ficar tranquilo. Essa área tem concursos disponíveis constantemente, em todo país.

    Depois de formado em uma faculdade de Serviço Social EAD além de trabalhar em empresas privadas e organizações não governamentais (ONGs), você poderá prestar concurso público para atuar em escolas, universidades, prefeituras, governos estaduais, secretarias municipais, secretarias estaduais e muitos outros órgãos até mesmo da esfera federal do poder público.

    Mas é importante lembrar que, para assumir o cargo, após ser aprovado em todas as etapas do concurso, o profissional precisa ter o diploma da graduação válido. Isso quer dizer que apenas instituições de ensino credenciadas junto ao MEC, podem te ajudar a conquistar esse objetivo.

    QUAIS SÃO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DE UM ASSISTENTE SOCIAL?

    Antes de iniciar o curso, é importante saber um pouco mais sobre a atuação do Assistente Social. Então, vamos tirar suas dúvidas sobre o assunto. Esse profissional pode trabalhar em diversos espaços públicos e privados na área de políticas sociais. Afinal, ele é requisitado para o planejamento, a gestão e a execução de políticas, como programas e projetos sociais. Essas ações podem ser desenvolvidas para crianças, idosos, adolescentes, mulheres, índios, negros ou qualquer outro grupo que necessite.

    Na área pública, a atuação do assistente social pode acontecer em órgãos relacionados ao bem estar social, assim como, secretarias municipais e estaduais e centros de atendimento à população em situação de risco. Além disso, esses profissionais também podem trabalhar em secretarias de saúde, centros de saúde, hospitais, clínicas e planos de saúde.

    Mas não é só isso não, a atuação do assistente social pode acontecer na área empresarial, na educação, em órgãos de financiamento e planejamento habitacional, cooperativas habitacionais, área sociojurídicas e movimentos sociais populares. Além disso, há muitas vagas no terceiro setor. Enfim, esses foram só alguns exemplos, porém já deu para ficar claro que o mercado está aquecido e há um leque grande de atuação para os profissionais formados na área.

    POR QUE FAZER FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL?

    Sabe aquelas profissões que valem a pena não apenas na questão financeira, mas principalmente no que diz respeito a fazer bem ao coração? Pois Assistente Social é uma delas. Ao conquistar seu diploma na Faculdade Paulista de Serviço Social, você poderá ingressar no mercado de trabalho participando da elaboração e execução de programas e projetos sociais que viabilizam o acesso da população à saúde, educação, habitação, cultura, e várias outras políticas.

    Além disso, poderá ainda contribuir com pesquisas em prol da melhoria da realidade social da população; fazer análises, diagnósticos e propor ações de políticas sociais; prestar assessoria e consultoria para movimentos sociais, ONG’s e instituições; auxiliar a população quanto a orientação a respeito de seus direitos sociais; realizar avaliação socioeconômica de indivíduos para que tenham acesso a benefícios e serviços que lhes são de direito.

    Ou seja, uma série de atribuições que fazem dessa carreira motivo de tanto orgulho e gratidão tanto para quem nela atua, como também para quem por ela é ajudado.

    Parabéns por fazer a escolha certa! Parabéns por escolher o curso de Serviço Social a distância da FAPSS.

    O QUE FAZ UM ASSISTENTE SOCIAL?

    O Conselho Federal de Serviço Social descreve como atribuições do Assistente Social analisar, elaborar, coordenar e executar planos, programas e projetos que viabilizem os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como saúde, educação, previdência social, habitação, cultura, e claro, assistência social. 

    Entre as inúmeras e fundamentais atividades que um formado em Serviço Social EAD faz, podemos destacar o planejamento, execução e coordenação de programas e projetos sociais; pesquisa e compreensão da realidade social da população; análise e diagnóstico para propor ações de políticas sociais. 

    Quem se forma na Faculdade Paulista de Serviço Social a distância faz ainda, assessoria e prestação de consultoria para instituições, sejam elas públicas ou privadas, organizações não governamentais e movimentos sociais; orientação da população a respeito de seus direitos sociais; avaliação socioeconômica dos indivíduos para que possam acessar os benefícios e serviços sociais que lhes são de direito. 

    Enfim, esses são apenas alguns dos vários pontos que fazem dessa uma profissão extremamente gratificante de ser realizada e digna de todo reconhecimento. Portanto, parabéns por escolher estudar Serviço Social a distância

    A carga horária total da Faculdade Paulista de Serviço Social no curso de Serviço Social é de 3.000 horas distribuídas em quatro anos.

    MERCADO DE TRABALHO PARA UM ASSISTENTE SOCIAL

    O profissional formado em uma graduação de Serviço Social, também chamado de assistente social, poderá analisar, elaborar, coordenar, e executar planos, programas e projetos para garantir os direitos da população e seu acesso às políticas sociais (como saúde, educação, previdência social, habitação, assistência social e cultura).

    Os Assistentes Sociais podem elaborar laudos, pareceres e estudos sociais e ainda realizar avaliações, através da análise de documentos e por meio da coleta de dados e pesquisas. Também podem atuar no planejamento, organização e administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo, bem como na assessoria de órgãos públicos, privados, organizações não governamentais e movimentos sociais.

    Quem se forma em um curso de serviço social pode trabalhar em empresas privadas e órgãos públicos, como por exemplo, ministérios, autarquias, prefeituras, governos estaduais, hospitais, escolas, creches, unidades de saúde, centros de convivência, entre outros. Os assistentes sociais podem ainda trabalhar como professores nas faculdades e universidades que oferecem o curso de Serviço Social.

    Por fim, é importante destacar que além do diploma de graduação na área é necessário possuir registro junto ao Conselho Regional de Serviço Social do estado em que trabalha. A profissão não possui piso salarial, mas existe uma tabela de Honorários Profissionais, que determina o valor da hora técnica. A média salarial da categoria é de R$2.500 para jornada semanal de no máximo 30 horas.

    É OBRIGATÓRIO FAZER ESTÁGIO NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL?

    A maioria das instituições de ensino possuem o estágio Serviço Social em sua grade curricular. Mas, o ideal é que o aluno não encare como uma atividade obrigatória, mas como um passo indispensável para a sua carreira na área. Afinal, ele terá contato com o ambiente de trabalho, terá uma prévia das funções diárias, mas ainda terá ao seu lado um supervisor, para mostrar o melhor caminho a percorrer. Ou seja, é como uma preparação, um simulado de como será o trabalho depois de formado.

    Além disso, esse é um momento importante para fazer contatos profissionais e mostrar suas habilidades e conhecimentos como profissional. Afinal, posteriormente, você pode ser contratado pelo mesmo lugar em que desempenhou o estágio, ou ainda, ser indicado pelo seu supervisor para uma outra vaga. Então, aproveite esse momento para aprender e mostrar do que você é capaz, já que o estágio Serviço Social é o início da sua carreira.

    ASSISTENTE SOCIAL PRECISA OBRIGATORIAMENTE ESTAR REGISTRADO NO CRESS?

    Sim! De acordo com o artigo 2º da Lei 8.662 de 07 de junho de 1993: O exercício da profissão de Assistente Social requer prévio registro nos Conselhos Regionais que tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado nos termos desta lei.

    Vale lembrar que o Conselho Federal de Serviço Social, o CFESS, é o órgão que tem a responsabilidade de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do assistente social no Brasil, ele atua em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social, ou CRESS.

    Portanto, ao concluir a graduação em Serviço Social, o profissional precisa procurar o Conselho do seu estado para realizar o registro, e assim exercer a profissão de acordo com a lei.

    QUANTO TEMPO DURA UMA FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL

    A faculdade de Serviço Social dura 4 anos e o curso é dividido em 8 semestres.

    QUANTO GANHA UM ASSISTENTE SOCIAL?

    Média salarial

    Início da carreira: R$ 2.000

    Carreira intermediária: R$ 5.000

    Auge da profissão: R$ 6.000

     

    Valor da hora técnica, segundo o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS):

    Graduados: R$ 138,02

    Especialistas: R$ 155,01

    Mestres: R$ 193,35

    Doutores: R$ 220,84

     

    Médias salariais mais altas

    São Paulo: R$ 2.536

    Rio de Janeiro: R$ 2.371

    Amazonas: R$ 2.367

    JORNADA DE TRABALHO SEMANAL DO ASSISTENTE SOCIAL

    A jornada de trabalho para o Assistente Social é de 30 horas semanais, estabelecida pela Lei nº 12.317, de 26 de agosto de 2010

    NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL TEM TCC?

    Sim! Para se formar no Curso de Serviço social é necessário ter a aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso.

    ENCONTROS PRESENCIAIS

    Os encontros presenciais acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo. A Sede disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico de cada curso.

    AVA • AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

    Por meio da internet, você terá à sua disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar

    Coordenação

    Valdeir Claudinei de Oliveira

    Valdeir Claudinei de Oliveira

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp (2002), Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp (2006)e Doutorado em Serviço Social pela PUC São Paulo com bolsa do Conselho Nacional de Pesquisa Cientifica – CNPq . Atualmente é Coordenador Acadêmico do Curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade Paulista de Serviço Social e ministra as disciplinas de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social. Coordena o Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Trabalho Social com Famílias e leciona a disciplina Questão Social e Mundo do trabalho no mesmo curso.Possui experiência no campo da Assistência Social e no Serviço Social do Trabalho, com atuação em prefeituras municipais (Franca-SP, Araraquara-SP e Guarulhos-SP) e empresas publicas (SAAE Araraquara e INFRAERO Guarulhos).

    Informações Gerais

    • A frequência mínima para a conclusão de curso é de 75%, comprovadas nas atividades.
    • As avaliações são definidas conforme preferência da coordenação/instituição: exame escrito/oral, apresentação de trabalhos científicos, Monografia, ou casos clínicos apresentados em congresso.
    • Ao final de cada disciplina o aluno deverá obter a média igual ou superior a 70%.
    • A quantidade de vagas disponíveis na turma é controlada de acordo com o número de matrículas efetivamente realizadas.
    • A confirmação de vaga na turma ocorrerá via e-mail a ser enviado pela Secretaria Acadêmica.
    • A taxa de inscrição não é reembolsável, exceto em casos que não haja a turma ou se a inscrição tenha sido feita após o preenchimento das vagas na turma.
    • A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação de pagamento da mesma.
    • A FAPSS se reserva o direito de não iniciar as aulas caso não seja efetivado o numero mínimo de 25 matrículas.
    • A FAPSS não se responsabiliza por custos extras do aluno, tais como: hospedagem, transporte, combustível, estacionamento, alimentação e outros cursos pessoais.