Blog
Faculdades BWS

FAPSS: Há 81 anos formando profissionais de excelência.

Compartilhe
Compartilhe
Compartilhe
Email
  • O Primeiro Instituto de Serviço Social da capital paulista, hoje Faculdades Paulista de Serviço Social São Paulo (FAPSS).

Introdução do Serviço Social em São Paulo e no Brasil

Os primeiros movimentos organizados no Brasil, no sentido da criação do Serviço Social, ocorreram na década de 1930. Em 1932, foi formada uma associação com a finalidade de contribuir para a divulgação dos princípios da ordem social cristã, com a preocupação de preparar “trabalhadores sociais”. Essa associação, o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) fundado em setembro de 1932, dedicou-se à difusão da doutrina social da Igreja e à formação social católica, criando a Escola de Serviço Social (ESS), em 1º de fevereiro de 1936. O interesse dessa criação se fundamentava nos resultados obtidos pelos métodos do Serviço Social em outros países que já o adotavam. Houve, nesse momento, o apoio das autoridades eclesiásticas, com a ministração do curso para mulheres. Logo nos primeiros anos de funcionamento da Escola de Serviço Social, sentiu-se a necessidade de angariar e formar elementos masculinos na profissão. Em 1938, o Dr. Carlos Magalhães Lebéis, então diretor do Departamento de Serviço Social do estado, alertou a diretoria do Centro de Estudos e Ação Social para esse fato, sendo que esses profissionais devessem atuar “na solução dos mais graves problemas sociais de São Paulo”. A Juventude Universitária Católica (JUC) deu inteira colaboração a essa posição.

 

Escola de Serviço Social

Organizou-se na Escola de Serviço Social um curso intensivo, com a matrícula de alguns alunos. O curso era noturno para atender aos interesses dos alunos, em razão de eles serem obrigados a trabalhar durante o dia, mesmo porque a Escola de Serviço Social só funcionava pela manhã.

Em 1939, a Escola de Serviço Social recusou-se a manter esse curso, porque seu propósito fora formar apenas um número limitado de profissionais masculinos, tidos como necessários para atender à demanda da época. Com esse procedimento, somente os que tinham possibilidade passaram a frequentar o curso pela manhã; os demais viram-se obrigados a abandoná-lo.

Houve muitas tentativas visando à reabertura do curso noturno, mas os resultados mostraram-se infrutíferos.

Todavia, não se podia perder o ânimo dos então alunos e nem prejudicar aqueles que já haviam iniciado o curso. Em vista disso, um grupo de assistentes sociais e de professores pertencentes aos quadros da Juventude Universitária Católica, estudaram a possibilidade concreta de fundar um “estabelecimento para a formação de assistentes sociais masculinos”.

Desse esforço nasceu o Instituto de Serviço Social (ISS), hoje Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS).

 

Do Instituto de Serviço Social (ISS) à Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS)

Em 2 de março de 1940, instalou-se oficialmente o Instituto de Serviço Social, de São Paulo, em sessão solene no salão da Biblioteca do Ginásio do Mosteiro de São Bento, aqui começa nossa história.

 

A FAPSS hoje e o novo perfil profissional

A Faculdades Paulista de Serviço Social, já formou milhares de profissionais em seus anos de vida. Que atuam nos mais diferentes cantos do Brasil e em diversos países do mundo.

No decurso dos seus mais de 80 anos, a FAPSS Faculdade Paulista de Serviço Social, consolidou-se como uma instituição especializada em formar assistentes sociais nos diversos campos que envolvem a operacionalização e planejamento das políticas públicas.

Acompanhou de maneira atenta as transformações ocorridas na sociedade, aprimorando continuamente seu projeto pedagógico em consonância com as demandas das populações que acessam as políticas sociais, e nesse sentido, mantem um currículo atualizado, que busca desenvolver nos alunos, além do arcabouço teórico, a sensibilidade para atuação com pesquisas por meio de disciplinas especificas e a participação em núcleos de estudos e pesquisa.

Atualmente a FAPSS conta com os núcleos de pesquisa sobre questões étnico-raciais, envelhecimento, violência doméstica e população em situação de rua. Os temas desenvolvidos nos núcleos de pesquisa também compõem a grade curricular, bem como outros temas importantes para uma formação crítica e comprometida com as demandas sociais. Destaca-se também disciplinas relativas as dimensões de gênero e patriarcado, saúde mental, território e meio ambiente, psicologia social, economia política, antropologia, além das matérias técnicas especificas do Serviço Social.  Desta forma, a FAPSS permanece como referência na formação de assistentes sociais no Brasil e na América Latina, cujo aprimoramento constante tornara-se o grande diferencial no âmbito do bacharelado e da pós-graduação.

FAPSS – “Somos especialistas em Serviço Social”

 

Diretor: Prof. Me. Valdeir Claudinei de Oliveira

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp (2002) e Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp (2006). Cursa o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC São Paulo com bolsa do Conselho Nacional de Pesquisa Cientifica – CNPq. Atualmente Coordenador Acadêmico do Curso de Graduação da Faculdade Paulista de Serviço Social e ministra as disciplinas de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social.

 

Coordena o Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Trabalho Social com Famílias e leciona a disciplina Questão Social e Mundo do trabalho no mesmo curso. Possui experiência no campo da Assistência Social e no Serviço Social do Trabalho, com atuação em prefeituras municipais (Franca-SP, Araraquara-SP e Guarulhos-SP) e empresas públicas (SAAE Araraquara e INFRAERO Guarulhos).

Últimas
NOTÍCIAS

Sugestão de leitura para esta categoria de notícias:

Dúvidas e mais
INFORMAÇÕES

Entre em contato conosco através dos números abaixo ou do formulário ao lado.

    Nosso site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Conheça nossa Política de Privacidade.