Blog
Faculdades BWS

Tattooing na entrega de medicamentos: tratamento dermatológico em alta

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no email
Email
A Medicina tem continuamente desenvolvido e aprimorado tratamentos que proporcionam resultados cada vez mais eficazes aos pacientes. Com o avanço da tecnologia, os procedimentos têm oferecido respostas otimizadas e em prazos menores. Entre eles, um que vem se destacando nos consultórios de dermatologistas é o tattooing na entrega de medicamentos, também conhecido como microinfusão de medicamentos na pele (MMP). A técnica é não só inspirada na confecção de uma tatuagem, como também utiliza o mesmo aparelho. 

O que é tattooing na entrega de medicamentos ou microinfusão de medicamentos na pele?

Também chamada de tattooing, a microinfusão de medicamentos na pele (MMP) é uma técnica de inserção de fármacos diretamente na área necessitada. É um método recente e ainda pouco difundido entre os profissionais de Dermatologia, mas muito promissor pelos seus rápidos resultados, baixo custo e por não ser dolorosa ao paciente.

Como funciona?

Fazendo uso de uma maquina de tatuagem específica, o médico realiza movimentos de vaivém provocando a introdução do fármaco em velocidade e profundidade determinadas conforme o tratamento que está sendo realizado. A duração da técnica varia conforme a gravidade da doença. 

Qual a finalidade do Tattooing na entrega de medicamentos?

A MMP ou Tattooing na entrega de medicamentos tem sido usada principalmente para tratamentos dermatológicos, como:
  • manchas causadas por exposição ao sol;
  • lesões pré-cancerígenas;
  • leucodermia gutata (sarda branca);
  • queloides;
  • alopecia androgenética;
  • alopecia areata;
  • cicatrizes;
  • melasma;
  • verrugas;
  • psoríase;
  • eczemas;
  • vitiligo.
A técnica de MMP/Tattooing na entrega de medicamentos usa o mesmo medicamento para todos os casos?

Não. A medicação também varia com o tipo de doença tratada. Em pessoas com alopecia, por exemplo, é provável a combinação de substâncias como finasterida, minoxidil, biotina, vitaminas e bloqueadores enzimáticos. Já o melasma é tratado com medicação que inibem a atividade de melanócitos no local. Com cicatrizes, o uso costuma ser de corticoides.

Quais são as vantagens do Tattooing na entrega de medicamentos?

O Tattooing ou a microinfusão de medicamentos traz uma série de benefícios tanto para o profissional quanto para o paciente. Veja:

Precisão

A técnica promove uma rapidez acima dos tratamentos convencionais, em especial devido a aplicação da medicação precisamente na área que deve receber tratamento.

Eficácia

Por sua natureza defensiva, a pele inibe a eficiência de medicamentos; até mesmo os de uso tópico têm resultados variáveis. Já a infiltração intralesional (aplicação de pequenas doses de substância na área afetada), embora eficaz, apresenta alguns problemas, como a distribuição irregular do medicamento na região e a dificuldade de aplicação em áreas extensas.

Portanto, a técnica de tattooing maximiza os resultados ao penetrar direta, uniforme e precisamente na derme da região afetada pela patologia. Estudos para comprovar a eficácia do tratamento demonstraram que o medicamento é realmente absorvido pela pele. Por isso, essa lenta e constante absorção do medicamento pela derme não só acelera os resultados, como os torna mais efetivos.

Custo

Outro benefício é o baixo custo dos equipamentos. Além da máquina de tatuagem, são usadas também biqueiras e agulhas, ambas descartáveis, de preço acessível e com certificação da Anvisa.

Usabilidade

Por fim, há também a versatilidade: o mesmo aparelho pode ser utilizado para tratamentos de acne, psoríase, melasma, estrias, envelhecimento e alopecias. Além disso, é um tratamento para ser feito no próprio consultório.



O médico que quer aprender ou aprofundar os seus conhecimentos neste procedimento, encontra na BWS o Workshop de Microinfusão de Medicamentos na Dermatologia, que é um curso médico avançado que alia atividades teóricas e intensas práticas hands-on.


Faculdades BWS.

Últimas
NOTÍCIAS

Sugestão de leitura para esta categoria de notícias:

Dúvidas e mais
INFORMAÇÕES

Entre em contato conosco através dos números abaixo ou do formulário ao lado.

    Nosso site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Conheça nossa Política de Privacidade.