Blog
Faculdades BWS

O ageísmo no contexto das organizações/corporações.

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no email
Email

O ageísmo no contexto das organizações/corporações.

 

O termo ageismo – que para o português ficou conhecido como idadismo – foi utilizado pela primeira vez em 1969 por Butler, mas foi em 2004 que Palmore definiu o termo como:O forte preconceito e discriminação contra pessoas idosas. Ou seja, é possível notar que frases como as exemplificadas acima reforçam a discriminação de forma implícita e explícita, com os mitos e estereótipos relacionados à velhice.

 

Importante ressaltar que a fase final da vida é um reflexo do que se constrói ao longo de todo processo de envelhecimento. Dessa forma, podemos chegar à reflexão de que generalizar a velhice e o envelhecimento e estabelecer padrões para esta fase são reflexos do ageismo e/ou idadismo, e da construção cultural, que cultua que ser jovem é melhor e mais significativo do que ser um indivíduo velho, este sendo reduzido ao que é descartável.

 

Na área da gerontologia este tema tem sido amplamente estudado, com o objetivo de mudar comportamentos presentes na sociedade. Neste sentido, enviamos em anexo um artigo que trata desta temática, na cultura de uma organização/corporação.

 

Este tema e muitos outros serão estudados detalhadamente durante as aulas do curso de pós-graduação em Gerontologia da FAPSS-SP, com discussões, leituras, cine-debates e análise de documentários, para que vocês possam se diferenciar no mercado de trabalho.

 

Profas. Eva Bettine e Thais Bento

Coordenadoras do curso de pós-graduação em Gerontologia da FAPSS – Faculdade Paulista de Serviço Social – SP.

Últimas
NOTÍCIAS

Sugestão de leitura para esta categoria de notícias:

Dúvidas e mais

INFORMAÇÕES

Entre em contato conosco através dos números abaixo ou do formulário ao lado.

(11) 3111-2048

0800-7772048

    Nosso site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Conheça nossa Política de Privacidade.