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Recursos ergogênicos na prática esportiva; Entenda o que são:

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Em tempos em que a população está mais preocupada com saúde e bem-estar, a prática de atividades que exigem alto desempenho tem aumentado. Por isso, atualmente, amadores do esporte sentem a necessidade de ter rotina parecida com a de atletas de elite. Dessa forma, além de alimentação controlada e treino constante, outro elemento importante é o uso de recursos ergogênicos.

Fatores genéticos são determinantes para o nível de desempenho dos atletas. Igualmente, a composição adequada e a regularidade dos treinos também são importantes, mas podem não ser suficientes para quem deseja dar um passo adiante e potencializar os resultados das atividades físicas. Assim sendo, os recursos ergogênicos surgem para proporcionar essa diferença, já que podem trazer resultados surpreendentes.

Para saber mais sobre ergogênicos, continue a leitura do post:

O que são recursos ergogênicos?

A palavra “ergogênico” vem da união das palavras gregas “ergon” (trabalho) e “gennan” (produção). Portanto, recursos ergogênicos são substâncias, estratégias ou artifícios utilizados para aumentar o desempenho do atleta.

A maioria dos recursos objetiva aumentar a força física, mecânica ou mental para retardar o surgimento da fadiga. Embora uma parte deles seja bem comum no dia a dia, outros precisam de orientação médica ou de um nutricionista para o uso adequado.

Quais são os tipos ou categorias de recursos ergogênicos?

Os recursos ergogênicos são classificados em 5 categorias. Conheça mais sobre cada uma:

Nutricionais

Os suplementos alimentares se subdividem em duas categorias: os suplementos nutricionais e os alimentos para atletas.

Carboidratos, proteínas e até água, por exemplo, estão dentro dessa categoria de artifício.

Os recursos ergogênicos nutricionais devem ser aliados a uma dieta equilibrada e personalizada para o objetivo do atleta. Caso contrário, eles funcionarão apenas como alimentos comuns, sem os benefícios desejados.

Biomecânicos ou mecânicos

Nesse caso, em vez de suplementos, são recursos como vestimentas, equipamentos mais leves e utensílios que possam auxiliar o desempenho de um atleta durante um treinamento ou em provas. Só para ilustrar, roupas de compressão, capacetes, óculos, calçados especiais, bolas, pisos sintéticos, colchonetes e simuladores são alguns exemplos.

Com o avanço da tecnologia, esses recursos são aprimorados e trocados. Tanto que há polêmica no meio desportivo sobre seu uso, já que nem todos podem ter a oportunidade de utilizá-los e alguns tipos podem ser contrários ao regulamento de uma competição.

Psicológicos

O estado psicológico interfere diretamente no desempenho do atleta profissional. Gritos de torcida, músicas, vídeos motivacionais, imagens, frases, discurso do técnico e até o auxílio de um profissional da psicologia contam como recursos ergogênicos.

Farmacológicos

Embora até um simples café possa ser considerado um recurso ergogênico farmacológico, em geral, tratam-se principalmente de substâncias destinadas a melhorar artificialmente a performance do atleta. Agem simulando o funcionamento de hormônios ou neurotransmissores no organismo.

Fisiológicos

Mecanismos ou adaptações fisiológicas são feitos com o objetivo de melhorar o desempenho do atleta. Aliás, treinamento é um exemplo de recurso ergogênico fisiológico. Similarmente, outros exemplos são a adaptação crônica à altitude e a massagem.

Quais são as funções dos recursos ergogêncios?

Por serem tão abrangentes, suas funções são muito amplas:

  • Evitar o acúmulo de substâncias que impedem a produção de energia;
  • Melhorar a estabilidade pelo aumento da massa muscular;
  • Aumentar a taxa de produção de energia no músculo;
  • Atender às necessidades diárias de nutrientes;
  • Aumentar a oxigenação dos pulmões;
  • Aumentar o tecido muscular;
  • Fornecer energia para órgãos e tecidos e, consequentemente, retardar o aparecimento da fadiga muscular;
  • Aumentar a resistência para a prática de esportes, principalmente os de longa duração, como escaladas, maratonas e triátlon;
  • Impedir processos que interferem negativamente no funcionamento psicológico;
  • Aumentar os processos psicológicos que intensificam a produção de energia;
  • Fornecer energia e nutrientes para o cérebro, retardando a fadiga central;
  • Reduzir a gordura corporal.

Como eles podem ser utilizados e quem pode ajudar a utilizá-los de forma adequada?

Alguns recursos ergogênicos podem ser usados por esportistas amadores. Recursos ergogênicos nutricionais e farmacológicos, no entanto, só devem ser utilizados sob orientação de profissionais.

Os alimentos para atletas, como os isotônicos, não devem ser consumidos fora da prática de exercícios. Da mesma forma, a ingestão de proteínas e vitaminas também é considerada um recurso ergogênico nutricional, porém é importante se consultar com um médico para saber qual a quantidade certa diária para que você tenha o rendimento desejado em suas atividades físicas. Por fim, os hormônios só podem ser utilizados sob supervisão de um médico.

Quais as indicações dos ergogênicos?

Os recursos ergogênicos são usados pelo homem desde os tempos primórdios, mas de forma empírica. Então, quaisquer artifícios que pudessem melhorar seu desempenho em atividades diárias eram considerados ergogênicos.

No entanto, com o aprimoramento das pesquisas e da tecnologia, hoje temos alimentos, estratégias e utensílios pensados especificamente para cada atividade. Dessa forma, cabe ao atleta, amador ou profissional, procurar por profissionais especializados no assunto.

 

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