Blog
Faculdades BWS

Velho é a vovozinha

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Compartilhe
Compartilhar no linkedin
Compartilhe
Compartilhar no email
Email

Jornal O Estado de São Paulo – Maio de 2006

Bem-estar

 

Entrar para o hall dos idosos não é mais sinônimo de perda de qualidade de vida

Apenas os cabelos brancos anunciam a idade do corretor de seguros Ivan Schwarz. No meio da turma de corrida, que se encontra às 6h30 toda semana no Ibirapuera, ele é o mais velho, o que mais corre e está sempre bem-humorado. Aos 68 anos, são poucos aqueles que conseguem acompanhar seu ritmo no treino. Ele participa de provas e, ainda, anda de bicicleta no fim de semana.

Ivan exemplifica muito bem a geração dos sessentões que, mesmo com as rugas e cabelos brancos, entram nessa fase com um pique admirável e não lembram em nada os idosos de décadas atrás. O endocrinologista Wilmar Jorge Accursio, presidente da Sociedade Brasileira de Antienvelhecimento, lembra que, no passado (não muito distante), envelhecer com dignidade era ‘’não fazer cocô nas calças’’, ou seja, manter sob controle atos fisiológicos, preservando a autonomia. ‘’Hoje, a preocupação é muito mais ampla’’, avalia Accursio. ‘’Muitos se preocupam em manter boa aparência física, e buscam levar uma vida saudável. ’’ É uma mudança de comportamento mundial, embalada pela tecnologia e informação. Dá para entender o porquê. O mundo está envelhecendo. O Brasil, por exemplo, vem mudando a imagem de país jovem. Entre 1980 e 2000, o número de habitantes com mais de 60 anos cresceu 126%!

Aumentou também a expectativa de vida entre homens e mulheres. Hoje, a média para ambos os sexos é de 70,3 anos, segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Em duas décadas, houve ganho de 7 anos e meio. E aqueles que decidem investir na saúde não se intimidam com a chegada da temida velhice. Como é o caso de Ivan, aquele citado no começo da reportagem: casado há 44 anos, pai de dois filhos, avô de três netas. Apesar de sempre ter praticado esporte, ele só começou a correr aos 56 anos.

Tags

Últimas
NOTÍCIAS

Sugestão de leitura para esta categoria de notícias:

Dúvidas e mais
INFORMAÇÕES

Entre em contato conosco através dos números abaixo ou do formulário ao lado.

    Nosso site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com isto. Conheça nossa Política de Privacidade.