A pós-graduação em Medicina do Exercício e do Esporte da BWS Primum capacita médicos para atuar na área clínica em diversas empresas e organizações relacionadas ao campo da Atividade Física e Saúde.
A abordagem do curso tem o objetivo de incentivar o exercício físico como instrumento de prevenção, tratamento e reabilitação de doenças crônico-degenerativas.
Com a formação, os profissionais ficarão aptos a orientar exercícios de forma individualizada, prescrever suporte nutricional e suplementação ergogênica a pacientes atletas e não-atletas, auxiliando na manutenção da saúde, melhora da performance e da estética corporal.
Invista no seu crescimento profissional! Estude na BWS Primum, a faculdade que é excelência em ensino médico.
Um quadro de professores com formação e experiência prática de excelência, dando ao interessado confiança e segurança para seguir na especialidade.
Capacitar médicos a atuarem na área clínica, utilizando o exercício físico como instrumento de prevenção, tratamento e reabilitação de doenças crônico degenerativas;
A estrutura organizacional do curso (disciplinas mais voltadas a atender às necessidades dos interessados no curso)
Ambulatórios bem equipados, com muitos pacientes para a parte prática do curso
Curso formando profissionais da área desde 2010, sendo muito consolidado no mercado.
Abordagem de temas diversos, como Fatores de risco, Idade e capacidade física, Holismo, Saúde e qualidade de vida. Cultura, Natureza e sociedade contemporânea, O desenvolvimento sustentável e as dimensões sociais da educação e da saúde, e outros.
DISCIPLINA 1 - ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE – 40 h/a EMENTA: Discutir as questões da saúde e qualidade de vida no contexto do indivíduo comprometido com estilo de vida saudável dentro da realidade socioambiental, procurando integrar as formulações teóricas dos valores de saúde e qualidade de vida tanto individuais quanto socioambientais com a reflexão crítica sobre a prática pessoal.
DISCIPLINA 2 - AVALIAÇÃO PARA PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO – 60 h/a EMENTA: Capacitar e desenvolver senso crítico na escolha dos testes e medidas para a prescrição e avaliação, programas de exercício e nutrição com objetivo de melhora da saúde e desempenho.
DISCIPLINA 3 - PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO E BASES DO TREINAMENTO DESPORTIVO – 40 h/a EMENTA: Transmitir conhecimentos básicos e indispensáveis sobre a Fisiologia do Exercício aplicada ao treinamento e à prescrição do exercício, entendimento e adaptação de programas de atividade física.
DISCIPLINA 4 – NUTROLOGIA ESPORTIVA – 60 h/a EMENTA: Incorporar conhecimentos de nutrição básica clínica e esportiva, capacitando o aluno para reconhecimento e utilização dos conhecimentos adquiridos com desenvoltura na discussão e interpretação de fenômenos relacionados à nutrição esportiva, aplicando-os na promoção de saúde e melhoria de desempenho.
DISCIPLINA 5 – CLÍNICA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE – 160 h/a EMENTA: Capacitar o aluno a intervir nas doenças do aparelho locomotor relacionadas ao exercício físico, bem como a tratar clinicamente os traumas relacionados ao exercício e ao esporte. Prescrever exercícios físicos como prevenção, tratamento e reabilitação das doenças cardiovasculares. Entender o desenvolvimento da obesidade com as alterações metabólicas consequentes e a discussão quanto às estratégias de tratamento não farmacológicos e não cirúrgicos com o intuito de reversão do quadro em distintos estágios de evolução. Indicar e prescrever ou contraindicar exercício no tratamento das doenças endócrinas. Impacto do exercício físico nas diversas idades da criança e do adolescente. Significado da competição nas diferentes idades. Treino nos diferentes estágios fisiológicos da vida: terceira idade e gestação.
DISCIPLINA 6 – PRÁTICA AMBULATORIAL - 40 h/a EMENTA: São consideradas atividades práticas a realização de palestras, debates, conferências, mesas-redondas, congressos, e demais modalidades de discussão, em torno de assuntos de interesse de cada componente curricular. Para tanto, poderão ser convidados discentes, docentes, profissionais e demais autoridades/personalidades atuantes na área. As visitas serão realizadas em instituições ou locais que venham a ser identificados com o temário desenvolvido dentro do Programa do Curso.
DISCIPLINA 7 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - 60 h/a EMENTA: O aluno terá direito a atendimento individual com o professor da área escolhida. A defesa do trabalho deverá ocorrer até seis meses após o término das aulas, não havendo possibilidades de prorrogação
Aulas teóricas on-line ao vivo.
Ambulatórios práticos 100% presenciais.
Forma de pagamento: cartão de crédito (recorrente)
A matrícula só será efetivada e a vaga garantida após a entrega dos documentos, assinatura do contrato, pagamento da primeira parcela e agendamento das demais parcelas.
Conteúdo extra online para complementar os estudos.
O acesso aos materiais será feito por meio de plataforma própria.
Trabalho de conclusão de curso.
A frequência mínima para a conclusão de curso é de 75%, comprovadas nas atividades.
As avaliações são definidas conforme preferência da coordenação/instituição: exame escrito/oral, apresentação de trabalhos científicos, Monografia, ou casos clínicos apresentados em congresso.
Ao final de cada disciplina o aluno deverá obter a média igual ou superior a 70%.
A quantidade de vagas disponíveis na turma é controlada de acordo com o número de matrículas efetivamente realizadas.
A confirmação de vaga na turma ocorrerá via e-mail a ser enviado pela Secretaria Acadêmica.
A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação de pagamento da mesma.
A BWS se reserva o direito de não iniciar as aulas caso não seja efetivado o numero mínimo de 25 matrículas.
A BWS não se responsabiliza por custos extras do aluno, tais como: hospedagem, transporte, combustível, estacionamento, alimentação e outros cursos pessoais.
INSCREVA-SE JÁ!
2
Coordenação
Dr. Glaycon Michels
CRM 4543/ RQE 4563
Doutorado em Medicina e Cirurgia pela Universidad de Córdoba - Espanha em 1996;
Especialista em Medicina do Esporte pela UFSC - 1988;
Medicina do Esporte pela UFRGS - 1991;
Medicina do Esporte pela Universidad de Córdoba Espanha em 1996;
Diretor técnico do IGM - Instituto Dr. Glaycon Michels;
Coordenador do curso de pós-graduação em Medicina do Exercício e do Esporte - BWS Primum;
Professor de diversos cursos de pós-graduação.
Medicina do Exercício e do Esporte
Dr Marcio Fernando Bacci
Tenho gostado muito da pós-graduação de Medicina do Esporte, devido à didática bem programada, com aulas práticas mostrando a vivência de um médico do esporte. A experiência reforça que podemos tratar não somente atletas, mas qualquer tipo de pessoa que queira melhorar sua qualidade de vida.
Orientamos pessoas debilitadas que pensavam que não poderiam exercer algum tipo de atividade física, e mostramos também a importância de praticar estas atividades.
Dr. Christian Schenkel
Sou cardiologista de formação, com especialização em reabilitação cardiovascular. Sempre estudei muita fisiologia do exercício e entendia que tinha em minhas mãos uma ferramenta muito importante para mudar a vida dos meus pacientes.
Chegou um momento em que percebi que precisava oferecer um pouco mais além de apenas explicar a importância da prática de exercícios. Foi quando optei por fazer a pós-graduação em Medicina do Esporte. Mas eu queria uma pós com foco na prática clínica, não em que apenas ficássemos debatendo sobre teorias. Algo que me orientasse a “pôr a mão na massa”.
Como já conhecia o Professor Glaycon de alguns cursos, não tive dúvidas de que ele, com tanto tempo de experiência, poderia me oferecer exatamente o que eu procurava. Foi a minha melhor escolha, pois acredito que nenhuma outra pós-graduação tenha um coordenador tão acessível, tão generoso e tão disposto a ajudar seus alunos.
Minha experiência foi enriquecedora e fundamental para eu tocar meu consultório com segurança.
Dra. Mariana Toledo
A pós-graduação em Medicina do Exercício e do Esporte vem agregando uma quantidade de conhecimento que me mostrou a importância de um acompanhamento especializado na prática de exercício físico. Vejo nas academias muitos praticantes de musculação seguindo dietas, exercícios e suplementação com indicação de colegas ou que pesquisaram na internet. Muitos deles utilizando hormônios de maneira equivocada e perigosa para a saúde.
Tenho pós-graduação em Geriatria, que engloba um público diferenciado e merece atenção especial. Com a Medicina do Exercício e do Esporte, posso agregar a esse público uma qualidade de vida excepcional. As aulas práticas nos ambulatórios nos leva para a realidade com pacientes de todos os biotipos e mentalidades, o que é de extrema importância, pois será nossa realidade do dia a dia no consultório. Espero agregar todos os conhecimentos possíveis dos professores, pois é inegável a capacidade e prestígio de todos eles.
A Faculdade BWS Primum vem fazendo um ótimo trabalho com os nossos colegas médicos que querem seguir uma especialidade, e que possuem como objetivo a melhora na qualidade de vida e auto estima dos pacientes.
Dr. João Paulo Granado
Confira o depoimento do Dr. Djalma Almeida, ex-aluno da pós-graduação em Medicina do Exercício e do Esporte da BWS.