É inegável que a saúde continua sendo um dos grandes desafios da sociedade brasileira. O crescimento da economia, que levou o país a ficar entre os dez maiores do mundo, não teve um acompanhamento no campo da saúde.
As condições de vida sofreram pequenas alterações, a desigualdade social continuou entre as maiores do mundo, o quadro sanitário, apesar de não ter eliminado as doenças transmissíveis, incorporou as doenças não transmissíveis. É evidente que a expectativa de vida vem aumentando progressivamente, mas não ocorre o mesmo com a qualidade de vida. Para o enfrentamento desse desafio, a sociedade brasileira criou o Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentado em lei ordinária em 1990. Sua concepção teórica é das mais complexas, embora sua implementação, até hoje, não tenha ocorrido como era proposta.
No momento, vive-se um novo capítulo desse desafio: a elaboração de Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS), norteadas pela Atenção Primária à Saúde (APS). Ao mesmo tempo, a área da Saúde continua a requisitar o profissional do Serviço Social, reafirmando-a como importante espaço de intervenção profissional. São múltiplas as demandas e desafios no cotidiano de trabalho, a conjuntura atual exige do profissional uma sólida formação que articule conhecimento teórico, habilidade prática e compromisso ético.
Objetivos do curso:
Capacitar, habilitar e qualificar profissionais do Serviço Social para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS)
Apresentar uma concepção sobre o processo de saúde/doença ancorados nos princípios da Reforma Sanitária Brasileira;
Resgatar o processo histórico de construção do Sistema Único de Saúde;
Compreender na realidade os desafios atuais do Sistema Único de Saúde;
Refletir sobre a prática profissional do assistente social no âmbito da Saúde;
Compreender a dimensão socioeducativa do trabalho do assistente social no campo da saúde;
Elaborar diagnóstico de realidades sanitárias identificando seus determinantes, fatores de risco e graus de vulnerabilidade presentes no território.
Saúde e Cidadania
Concepções sobre o processo saúde/doença;
Estudos sobre o território;
Bioestatística e Epidemiologia;
Movimento Social em Saúde;
Saúde Mental e Questão Étnico-Racial.
Trabalho e Serviço Social
Serviço Social e Saúde;
Atuação do Assistente Social;
Ética e Saúde;
Dimensão socioeducativa do Trabalho do Assistente Social;
Pesquisa em Saúde e Serviço Social.
Questão Social e Políticas Públicas
Política Social no Brasil;
Estado, Direito e questão Social;
Política de Saúde no Brasil e a Construção do Sistema Único de Saúde (SUS);
Desafios Atuais do Sistema Único de Saúde (SUS);
Cuidado e Integralidade na Atenção à Saúde.
Trabalho de Conclusão do Curso
Elaboração de artigo/projeto de intervenção sobre uma temática de área da livre escolha do aluno, sob orientação e acompanhamento de um professor orientador.
Divisão das Aulas
Encontros às segundas e quartas-feiras e 01 sábado ao mês.
Horário das Atividades
Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22:30h e sábado (1 por mês) das 08h às 17h
O curso é estruturado a partir de três eixos temáticos de formação. Cada eixo temático articula um conjunto de conteúdos que serão ministrados sob a forma de unidades de ensino. As unidades possuem carga horária específicas. Serão ainda ofertados espaços pedagógicos dinâmicos e participativos, tais como oficinas, rodas de conversa, seminários temáticos, entre outros.
A frequência mínima para a conclusão de curso é de 75%, comprovadas nas atividades.
As avaliações são definidas conforme preferência da coordenação/instituição: exame escrito/oral, apresentação de trabalhos científicos, Monografia, ou casos clínicos apresentados em congresso.
Ao final de cada disciplina o aluno deverá obter a média igual ou superior a 70%.
A quantidade de vagas disponíveis na turma é controlada de acordo com o número de matrículas efetivamente realizadas.
A confirmação de vaga na turma ocorrerá via e-mail a ser enviado pela Secretaria Acadêmica.
A taxa de inscrição não é reembolsável, exceto em casos que não haja a turma ou se a inscrição tenha sido feita após o preenchimento das vagas na turma.
A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação de pagamento da mesma.
A FAPSS se reserva o direito de não iniciar as aulas caso não seja efetivado o numero mínimo de 25 matrículas.
A FAPSS não se responsabiliza por custos extras do aluno, tais como: hospedagem, transporte, combustível, estacionamento, alimentação e outros cursos pessoais.
INSCREVA-SE JÁ!
1
Coordenação
Profa. Me. Fernanda Araújo de Almeida
Bacharel e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assistente Social da Prefeitura Municipal de São Paulo, trabalhou na Rede de Atenção Básica à Saúde (UBS e Supervisão Técnica). Na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania atuou na Coordenação de Políticas para População em Situação de Rua e na Coordenação de Promoção do Direito à Cidade. Atualmente é assistente social no Centro de Atenção Psicossocial de Pinheiros-SP – CAPS-AD, desde 2017.
Profa. Esp. Denise Carreira
Possui graduação em Psicologia e especialização em Saúde Pública, Gestão Publica e Terapia Comunitária. Atualmente é docente e coordena o curso de Pós Graduação Serviço Social e Saúde na BWS – Núcleo de Ensino Superior em Ciências Humanas e da Saúde. Tem experiência em docência em Saúde Pública, Saúde Coletiva, Promoção da Saúde e Psicologia da Saúde em instituição de ensino superior na Graduação e Pós Graduação. Possui experiência em Gestão Pública no município de São Paulo.
O curso de pós graduação em Serviço Social e Saúde da Fapss tem um grande diferencial. O curso tem professores capacitados, empenhados, uma ótima estrutura, além de ter biblioteca de ótima qualidade. É uma experiência muito agregadora!
Jamille Lopes Mota
UNIDADES
São Paulo Barra Funda
Rua Lopes Chaves, 273 Barra Funda - São Paulo – SP CEP 01154-010